A castração é a forma correta para o Controle Populacional dos animais. Há mais animais de estimação nascendo do que há casas para eles.
A Esterilização é uma cirurgia realizada por um médico veterinário que impede a reprodução dos animais. É feita sob efeito de anestesia geral, é segura, rotineira e relativamente indolor. Geralmente no mesmo dia o animal volta pra casa e de sete a dez dias é feita a retirada dos pontos.
Os animais podem ser esterilizados à partir dos quatro meses de idade sem que haja interferência no seu desenvolvimento e formação. Não é necessário aguardar o 1º cio de sua cadela ou gata para ser castrada.
Quanto mais cedo melhor! Evita problemas futuros de saúde ao seu animal.
Atenção: A castração não deixa o animal gordo, a não ser que ele não faça exercícios físicos. A esterilização ainda é a única solução, que não atingirá a saúde de seu animal, para evitar crias indesejáveis (descontrole populacional) e conseqüentemente o abandono, que é considerado maus tratos aos animais, proibido por lei.
A cirurgia implica em grandes vantagens como:
- Fêmeas prenhas comem muito mais, tanto durante a gravidez, quanto depois de a ninhada ter nascido. Os cuidados de saúde para uma fêmea prenha são caros. Castrando uma fêmea antes do 1º cio reduz em mais de 95% a chance de desenvolver tumor de mama.
- Criar os filhotes é muito caro, é a alimentação, vermifugação, vacinação, anúncios e doação dos mesmos, consome muito tempo.
- Evita o descontrole populacional, oferecendo melhores condições de vida aos animais.
- A fêmea não tem mais crias e o macho perde o hábito de urinar para marcação de território e de fugir em busca de fêmeas, evitando com isso transtornos com vizinhos e brigas com outros animais devido aos cios.
Deixe a tarefa de criação para criadores e pessoas especializadas que dedicam um ótimo trabalho de seleção e aperfeiçoamento para proporcionar aos seus futuros filhotes uma vida digna e saudável e aos seus próprietários tranquilidade e admiração por esta magnífica raça.

Nenhum comentário:
Postar um comentário