segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cuidados Básicos - Dúvidas Frequentes

Exercícios: Os frenchies apesar de muito brincalhões, não são muito resistentes para prática de exercícios. Sua massa muscular é compacta e pesada, as pernas curtas e o focinho achatado impedem que se prolongue nas brincadeiras e caminhadas. Especialmente se fizer muito calor. Nunca esponha o seu frenchie ao calor excessivo e não o deixe brincar nas horas mais quentes do dia.
Alimentação:
Uma alimentação bem balanceada como as do tipo Super Premium, são as mais indicadas para o bom desenvolvimento do cão desde o desmame até a terceira idade. São oferecidas nas variedade Júnior, Adultos e Sênior, além das específicas por raça e as medicamentosas. Consulte sempre um veterinário para verificar qual a indicada para o seu frenchie.

Cuidados:
Não podemos nos esquecer de que os cães, assim como nós, precisamos de cuidados diversos. Tanto os de higiene, como os de comportamento e saúde. Na higiene atentamos para a limpeza dos ouvidos, a escovação e a limpeza das dobrinhas que devem ser feitas semanalmente. Os banhos podem ser mais espaçados, pois os frenchies não são mal-cheirosos, podendo ser feito quinzenalmente. Verifique sempre as unhas, que quando não se desgastam tem de ser aparadas. O comportamento do filhote deve ser moldado desde bem pequeno, para que seja um adulto exemplar e bem-educado. Quanto a saúde, não espere muito antes de falar com um veterinário. Tratamentos precoces podem reduzir a severidade das doenças e salvar a via do seu frenchie.

Frio: Os frenchies na verdade são calorentos. É natural que sintam frio quando ficam expostos com pele úmida ou em repouzo (dormindo, descansando) sem abrigo. Como se pode ver, em países que há neve, eles interagem muito bem. Porém todos são bem abrigados após a farra. Aqui em casa; e olha que nosso frio do sul é bem rigoroso; eles sentem calor quando vestimos eles com roupinhas quentes. Por isso a regra é abrigá-lo bem na hora do repouzo e evitar ao máximo de deixá-lo com pele úmida. E como eles têm focinho curto, o ar não chega a esquentar até chegar aos pulmões. Ah, em dias muito frios eles gostam de ibernar, por isso muitos confundem que eles são friorentos.

Escovação: Quanto a frequência de escovação depende muito se o exemplar deixa cair muito ou pouco pêlo. Conheço pessoas que escovam seu frenchie uma vez a cada quinze dias. Aqui, o maior prazer dos meus é a escovação, então escovamos eles sempre, porque adoram, mas se fosse pela necessidade da queda do pêlo diria que semanal é suficiente.

Calor:
Calor X Frenchie, não combinam. Não é só submetendo-o a brincadeiras ou exercícios em horários quentes que o afeta. Já ouvi relatos de que BF morreram dentro do canil e também dentro do carro. Nestes casos se for rapidamente socorrido por profissional experiente é possível salvá-lo, do contrário sofrerá, e muito.


Adaptação: É como recomenam especialistas em comportamento animal, para pessoas que gostam de se exercitar existem raças mais apropriadas. O frenchie foi desenvolvido na França, um lugar frio e para uma atividade que não exige muito esforço físico. Hoje mesmo não sendo utilizado para tal finalidade é necessário respeitar sua origem. Ele é um cão amigo demais. Se ele é agitado ou pacato, isso se deve ao companheirismo dele ao dono.Realmente, está tudo sendo adaptado a pequenos espaços. Você já deve ter visto BF maiores e menores, o que você acha?

Moldar Comportamento: A idade não influencia na adaptação do cão. Desde o nascimento o cão é moldado, primeiro pela mãe, em seguida pelos irmãos e logo por nós. Então é uma questão de fazer dele desde pequeno o que se espera para o adulto. Logo um cão bem educado desde filhote, será para o resto da vida um companheiro excelente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário