Os Buldogues Franceses não são considerados agressivos, porém a maioria são de instinto dominante. Apesar de terem sido desenvolvidos para companhia, também foram selecionados pela sua determinação e instinto de caça. Temos visto muitos casos de Frenchies valentões, que encaram sem medo cães e outros animais muito maiores que seus menos de 30 cm de altura (em média). A grande maioria aventura-se por pura curiosidade. Mas ainda há casos de frenchies agressivos com desconhecidos e mesmo com membros da família, que não tem o dono número 1. Nestes cães o instinto foi, digamos indiretamente, mais acentuado ao longo do seu desenvolvimento. Desde recém nascidos o instinto de cada animal é formado.
Alguns são mais medrosos, outros mais corajosos e por ai vai. O criador saberá trabalhar o instinto de cada filhote e este deve assistir o futuro dono para que siga aprimorando o cão durante seu desenvolvimento para que ele se torne o mais dentro possível do que se esperará dele. Jamais deixe um Buldogue Francês fazer algo enquanto filhote e que não poderá mais fazer quando adulto. Jamais deixe que seu cão entenda que algum dia possa dominá-lo. O correto é deixar bem claro desde cedo a posição do Buldogue Francês dentro da hierarquia da família. Nos casos de dominância com agressão a melhor alternativa é buscar auxílio profissional, com adestradores e comportamentalistas para corrigir a atitude adotada pelo cão como comportamento correto.
Hierarquia
Se você tem mais de um cão em casa, as brigas entre eles poderão acontecer. Entendendo como os cães se comportam hierarquicamente, você certamente evitará muitas brigas entre seus animais. "O cão líder é sempre o primeiro a ser alimentado, preparado para saídas, afagado. Isso para os cães não é injustiça, muito pelo contrário, é a regra natural das coisas."Os cães são animais sociais, acostumados a viver em grupo, onde cada um tem o seu degrau na hierarquia. Para os cães não existe um nível de igualdade entre os componentes da matilha. Existe um líder, que não é necessariamente o cão mais forte, mas sim o mais justo. É ele quem vai decidir a hora de caçar, atacar, comer, descansar e, principalmente, é ele quem vai manter a ordem e a paz na matilha. Ele está sempre atento e alerta a qualquer movimento estranho.
Quando os cães são ainda filhotes, brincam muito entre si de uma brincadeira chamada "dominante X dominado". O que nessa hora é diversão, mais tarde torna-se lei. Quando os cães começam a crescer, geralmente se sentem fortes o suficiente para conquistar a liderança. Nessa época surgem as brigas. Cabe ao dono dos animais reforçar a liderança do atual líder (a não ser que ele já esteja velhinho e/ou aceite que outro fique com a liderança).É claro que o líder alfa, o grande chefe, é o dono. Nunca deixe qualquer cão pensar que pode tomar a liderança do dono. Quando isso acontece, a volta à normalidade é dolorida, pois o relacionamento com o animal muda drasticamente.O cão líder é sempre o primeiro a ser alimentado, preparado para saídas, afagado. Isso para os cães não é injustiça, muito pelo contrário, é a regra natural das coisas. Quando tudo funciona assim, os cães vivem na mais perfeita harmonia. Isso porque o líder - o dono - está fazendo sua parte direitinho; assim, nenhum outro cão precisa se preocupar, pois sabe que na hora certa ele terá comida, afago e brincadeiras.

Nenhum comentário:
Postar um comentário